top of page

História do Futevôlei

Confira um pouco da história do futevôlei esse esporte maravilhoso.

Tudo começou em 1962 como uma maneira de burlar uma proibição policial: um grupo de amigos (entre eles Octávio Moraes, o Tatá, atacante do Botafogo, considerando o inventor do esporte) acostumados a jogar altinha na beira do mar de Copacabana, ao ser advertido pela polícia que aquela prática ia contra uma lei vigente da época (que proibia a prática do futebol na praia e linha de passe), mas sem querer perder seu esporte e divertimento, migrou para a chamada “zona de areia fina”, no início da faixa de areia, perto do calçadão – onde se localizam os campos de vôlei.

Eles começaram a bater uma bola na quadra de vôlei, decidiram simplesmente adaptar o vôlei para ser jogado com os pés. Originalmente a idéia era batizar o esporte como pévolei, mas o nome não pegou – mudaram para futevôlei, e todo mundo gostou.

Ocavio moraes.jpg

Foto: Octávio Moraes (Jogador de Futebol do Botafogo) - Criador do Futevôlei

Após a adesão de uma geração de jogadores de futebol que, no final da década de 1980, passaram a praticar nas praias do Rio o esporte, na década de 1990 nomes como Renato Gaúcho, Edmundo e principalmente Romário oficializaram o futevôlei como um esporte completamente popular.

futevolei-estrelas.jpg

Foto: Da esquerda para direita - Edmundo, Romário e Renato Gaucho.

Após a adesão de uma geração de jogadores de futebol que, no final da década de 1980, passaram a praticar nas praias do Rio o esporte, na década de 1990 nomes como Renato Gaúcho, Edmundo e principalmente Romário oficializaram o futevôlei como um esporte completamente popular.

Na década de 1990, o surgimento das primeiras associações e federações estaduais deu início à organização do esporte. Em 1998, foi constituída a Confederação Brasileira de Futevôlei (CBFv), na cidade de Goiânia (Goiás), e foram realizados os primeiros campeonatos brasileiros (oficias) da modalidade, destacando grandes jogadores como: Renan, Helinho, Bello, Magrão, Marcelinho, Dico, Alexandre, Guigui, Léo Tubarão, Davi, Ninho, Coquinha e outros.

Em 2002 foi realizado o Circuito Brasileiro de Futevôlei masculino principal, sendo, a partir daí, promovido todos os anos em várias cidades brasileiras, como: Manaus (AM), Brasília (DF), Goiânia (GO), Palmas (TO), São Luís (MA), Recife (PE), Olinda (PE), Arapiraca (AL), Vitória (ES) e várias cidades do interior de Goiás.

No ano de 2002 foi fundada a Federação Internacional de Futevôlei – FIFV. Em 2003, o esporte foi oficializado pela FIFv, realizando o Primeiro Mundial em Atenas (Grécia), com a participação de 18 duplas dos seguintes países: Brasil, Polônia, Itália, Portugal, Canadá, Espanha, Noruega, Tailândia, Áustria, Alemanha, Holanda, Uruguai, Suíça e Grécia.

No ano de 2014, foi criada a primeira associação de atletas de futevôlei à nível mundial, a FPA - Footvolley Player Association no Rio de Janeiro, onde o atleta Léo Tubarão é o presidente da entidade que mais faz evento no Brasil.

fonte: futevolei.com.br

bottom of page